Qual a importância da música para o desenvolvimento do bebê?

A música, naturalmente, agrega ao desenvolvimento da criança a possibilidade de interação social, expressão vocal, gestual e corporal, entre tantos outros aspectos. Quando o contato se dá na sensibilização e educação musical, a criança vivencia o “fazer musical” e esses aspectos são trabalhados de forma direcionada pelo profissional, com repertório específico para cada idade e de acordo com o desenvolvimento neuropsicomotor da criança.

A música é utilizada como um estímulo adicional no processo de estruturação e funcionamento cerebral, que envolve, entre outras, funções motoras, de memória, linguagem, aspectos relacionais e emocionais.

A partir de qual idade a música pode ser introduzida para estimular bebês?

Em musicoterapia, a música é utilizada como um mediador da comunicação. A música facilita a interação com o bebê. Sendo assim, sua indicação seria a partir do nascimento. No entanto, considerando a dinâmica dos primeiros meses pós-parto, nos quais mãe e bebê passam por um período de adaptação e reconhecimento mútuo, oferecemos o trabalho a partir do 4º ou 5º mês. Evidentemente, quando o foco é reabilitação ou provisão de cuidados ao bebê recém-nascido, o trabalho deve ser realizado o quanto antes, logo nos primeiros dias de vida.

Quais são os efeitos da musicoterapia para as crianças?

Se tratarmos da musicoterapia preventiva como estímulo precoce, além dos vínculos afetivos que são estabelecidos prematuramente, o “fazer musical” auxilia no desenvolvimento neuropsicomotor da criança. É a base para uma vida saudável. Pesquisas recentes mostram que as crianças que “fazem música” têm maior facilidade para aprendizado da escrita e leitura, por exemplo. Na musicoterapia como tratamento, utilizamos a música para reabilitação cognitiva, para melhorar a comunicação e interação. Crianças no espectro autista, com síndromes diversas ou lesões cerebrais apresentam respostas muito significativas ao longo do processo musicoterapêutico.

Sobre

Desenvolvemos um trabalho na área da educação e da saúde sendo referência no que se refere a aprendizagem e desenvolvimento do sujeito.

Atendimento

Segunda a Sexta
08:00 - 12:00 e 13:00 - 19:00

Contato

Matriz

R. Bolonha 59 - Pagani - Palhoça/SC
Telefone: (48) 3374-6463
Celular: (48) 98446-3967

Transformar Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Vortex

× Atendimento Whatsapp