Você sabe o que é deficiência intelectual?

Deficiência intelectual é considerada um distúrbio do desenvolvimento neurológico. Transtornos do neurodesenvolvimento são condições neurológicas que aparecem precocemente na infância, geralmente antes da idade escolar e prejudicam a comunicação, autocuidado, habilidades sociais, auto orientação, rendimento escolar. Esse transtorno atinge o raciocínio lógico do indivíduo assim como também suas habilidades em planejar e resolver problemas, esse transtorno pode ser identificada através de testes de QI. Antigamente esse transtorno era chamado de retardo mental.

Causas da Deficiência intelectual

Apesar da ciência não ter uma explicação clara para a causa desse transtorno, a mais comum está ligada à genética. Também existem riscos na gestação que podem causar a deficiência intelectual, como o uso excessivo de álcool ou alguma doença na gravidez que possa prejudicar o desenvolvimento do feto. A deficiência Intelectual não é uma doença e sim uma limitação, que faz com que a pessoa que tenha esse transtorno necessite de estimulação com especialista como fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapia ocupacional e acompanhamento médico.

Inclusão educação

A educação inclusiva tem como objetivo fazer com que todas as pessoas que tenham algum tipo de necessidade especial possam ter acesso à educação em escolas de ensino regular. Para ter uma assertividade mais elevada é necessário a capacitação de profissionais e adaptação curricular.

Como fazer a inclusão do aluno com deficiência intelectual em sala de aula?

O mais importante é achar métodos para que esse aluno aprenda no seu tempo. É fundamental também achar estratégias a qual o professor perceba qual é o centro de interesse desse aluno. O professor precisar acreditar que todos temos limites a qual podemos superar, inclusive as pessoas com essa deficiência, por isso é importante fazer as adaptações para atingir os objetivos propostos.

O reforço positivo também é uma ótima formar de fazer esse aluno se sentir motivado, elogiando sempre nos acertos e se possível recompensa-lo, mesmo que for com lindo sorriso ou um gostoso abraço.

A parceria da escola e da família é muito importante para que os resultados continuem dando resultado, pois a continuação do processo feito na escola em casa pode fazer que cada vez mais essa criança se sinta motivada, pois quanto mais ela perceber que tudo que está fazendo tem a aprovação da família e da escola, mais rápido serão os avanços.

 

Referências: https://neurosaber.com.br/inclusao-do-aluno-com-deficiencia-intelectual-na-escola/https://www.minhavida.com.br/familia/tudo-sobre/35862-deficiencia-intelectual

 

 

 

Deixe um Comentário

Sobre

Desenvolvemos um trabalho na área da educação e da saúde sendo referência no que se refere a aprendizagem e desenvolvimento do sujeito.

Atendimento

Segunda a Sexta
08:00 - 12:00 e 13:00 - 19:00

Contato

Matriz

R. Bolonha 59 - Pagani - Palhoça/SC
Telefone: (48) 3374-6463
Celular: (48) 98446-3967

Transformar Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Vortex

× Atendimento Whatsapp