Muitas famílias ainda não sabem a importância que os jogos e brincadeiras tem para as terapias. O principal material usado nestes atendimentos é o brincar, com livros, jogos e recursos terapêuticos, bem como os brinquedos tradicionais em si, que são bem úteis as diversas necessidades que surgem no decorrer do desenvolvimento da criança.

Muitos pais ainda não tem clareza de como são feita estas brincadeiras, os motivos, e como são realizadas as intervenções que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento da criança. Por este motivo venho hoje falar um pouquinho sobre essa importância desse recurso dentro do consultório.

O maior meio de comunicação da criança é por meio da brincadeira, através dela a criança consegue projetar de forma natural seu mundo interno e se expressar com o mundo ao seu redor: ela revela seus sentimentos, angustias, medos, comportamentos e vivencias de maneira geral que muitas vezes ainda não conseguem expressar, além de desenvolver habilidades necessárias para a vida adulta.

O brincar para a criança é coisa séria! Portanto proporcionar as crianças um ambiente agradável, aconchegante e favorável é fundamental para que a criança consiga expor suas limitações e potencialidades, para que o terapeuta exerça o seu planejamento. A brincadeira proporciona um desenvolvimento saudável e significativo com ótimos resultados, confira agora o porque brincar é muito importante:

✔Amplia a capacidade dos pensamentos, a resolução de problemas, descobrindo como lidar com suas próprias emoções e confusões.

✔Favorece a socialização, desenvolve habilidades sociais, aprende a seguir regras e amplia a capacidade de raciocínio, limites e frustrações;

✔Através da brincadeira a criança utiliza a imaginação, permitindo expressar seus sentimentos como: angustias, timidez, frustrações, descontroles emocionais, demandas vindas da separação dos pais, mudança de escola, troca de cidade, entre outras;

✔Contribui para todo processo de atenção, memória, coordenação e linguagem

Desta forma, quando a família investe em terapias para a criança, o brincar passa ser o papel fundamental no desenvolvimento . Porém é importante que seja um profissional qualificado, com competência para “brincar”, planejar, intervir e resignificar a aprendizagem.

Deixe um Comentário

Sobre

Desenvolvemos um trabalho na área da educação e da saúde sendo referência no que se refere a aprendizagem e desenvolvimento do sujeito.

Atendimento

Segunda a Sexta
08:00 - 12:00 e 13:00 - 19:00

Contato

Matriz

R. Bolonha 59 - Pagani - Palhoça/SC
Telefone: (48) 3374-6463
Celular: (48) 98446-3967

Transformar Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Vortex

× Atendimento Whatsapp