Acabaram as férias escolares, fevereiro é mês de volta às aulas!! É hora das crianças irem se acostumando à rotina do colégio: acordar cedo, preparar o material, a lancheira saudável para levar para a escola, além, é claro de estudar bastante

Por isso, os responsáveis devem estar atentos e elaborar um plano de retorno escolar adequado aos filhos, para que os pequenos se adaptem aos horários mais rapidamente e de forma natural.

As férias estão terminando e seu filho pode iniciar o processo de adaptação escolar, seja pela primeira vez em um novo colégio ou até mesmo no que ele já estudada anteriormente. A criança, de repente, se vê no meio de pessoas que não conhece e também terá novas regras com as quais precisa conviver. Os pais mal conseguem conter o “frio na barriga” de imaginar seu filho tendo novas experiências, no entanto, agora chegou a hora pra valer, hora de você encorajar seu filho a ir para a escola.

Confira a seguir 4 dicas para você e seu filho lidarem com a adaptação da melhor maneira possível.

1 Rotina adaptada

A grande missão dos pais é colocar os filhos mais cedo para dormir, pois muitos já estão acostumados dormir e acordar tarde devido o período de férias Por isso antes mesmo das aulas começarem os responsáveis já devem ir acostumando as crianças a nova rotina, para que elas se adaptem de forma tranquila.

2 – Converse e envolva seu filho

Converse com a criança sobre o quando será importante esse momento para ela, a escola lhe trará a oportunidade de fazer novos amigos e adquirir novos conhecimentos. Faça uma contagem regressiva de volta às aulas, disponha um calendário e juntos vão anotando a data que se aproxima sempre lembrando o quanto será bom o seu retorno escolar.

3- Organize o material escolar

Para dar um gás às volta as aulas, peça ajuda para seu filho montar a mochila, essa responsabilidade desde pequeno auxilia na organização. Faça isso também durante o ano letivo, escolha um dia da semana para conferirem juntos a mochila, repondo o material que por acaso esteja faltando.

4– Crie uma despedida das férias

No último dia das férias ou durante a última semana envolva as crianças com um programa divertido. Por vezes quem está de férias são as crianças e não os pais, desta forma vocês terão um momento em família bem divertido e prazeroso. Dê prioridade para atividades que eles não farão enquanto estiverem na escola, pode ser um passeio ao zoológico, um piquenique, um passeio ao cinema.

OS RESPONSÁVEIS POSSUEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA VIDA ESCOLAR DA CRIANÇA

Os pais, com o retorno das aulas devem mostrar-se disponíveis para acompanhar o dia a dia escolar de seus filhos. Perguntando quais as novidades e ajudar nas lições de casa incentivando muito no interesse aos estudos. Quando os pais não mostram interesse na vida escolar do filho, as crianças sentem e acabam desestimuladas. Por isso, estar “por dentro” da vida das crianças, não só na escola, como em todas as suas atividades, os motiva a gostar mais de tudo que faz”.

Desejo um ótimo retorno escolar para todas as famílias!!!

Forte abraço

Letícia Mello

Neuropsicopedagoga

Deixe um Comentário

Sobre

Desenvolvemos um trabalho na área da educação e da saúde sendo referência no que se refere a aprendizagem e desenvolvimento do sujeito.

Atendimento

Segunda a Sexta
08:00 - 12:00 e 13:00 - 19:00

Contato

Matriz

R. Bolonha 59 - Pagani - Palhoça/SC
Telefone: (48) 3374-6463
Celular: (48) 98446-3967

Transformar Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Vortex

× Atendimento Whatsapp